Uma "candlestick" ilustra "a batalha" entre os "bulls" (compradores) e os "bears" (vendedores) durante um determinado período de tempo. Uma analogia a esta batalha pode ser feita entre duas equipas de futebol, as quais também podemos denominar de Bulls e de Bears. O mínimo da sessão e portanto o fundo da candle representa um golo dos Bears e o máximo da sessão (o topo da candle) representa um golo para os Bulls. Quanto mais perto estiver do máximo, mais perto estão os Bulls de marcar um golo. Quanto mais perto do mínimo estiver o último preço, mais perto estão os Bears de concretizar. Apesar de existirem muitos tipos de jogo (candles) podem-se destacar seis tipos principais:

As grandes candlesticks brancas e compridas indicam que os Bulls controlam a bola a maior parte do jogo. As grandes candlesticks pretas indicam que os Bears controlam a bola (trading) a maior parte do jogo. As pequenas candlesticks indicam que nenhuma das equipas dominou o jogo e que os preços terminaram tal como começaram.
Uma "long lower shadow" indica que os Bears controlaram a bola, mas que no final da sessão os Bulls fizeram uma recuperação impressionante. Uma "long upper shadow" indica que os Bulls controlaram a bola a maior parte do jogo, mas que no final perderem esse controlo e permitiram uma recuperação aos Bears. Uma "long upper" e "lower shadow" indica que tanto os Bears como os Bulls tiveram os seus momentos altos durante o jogo, mas que nenhum conseguiu criar ascendente, terminando a partida num empate.
O que as candlesticks não nos dizem
As candlesticks não reflectem a sequência de acontecimentos entre a abertura e o encerramento da sessão, mas apenas a relação entre ambos. O máximo e o mínimo são óbvios, mas as candlesticks não nos podem dizer qual deles se verificou em primeiro lugar.

Com uma longa candlestick branca assume-se que os preços subiram a maior parte da sessão. No entanto, a sequência entre o máximo e mínimo pode indicar que existiu mais volatilidade. O exemplo acima mostra precisamente isso, duas sequências que formariam a mesma candlestick. A primeira sequência mostra dois pequenos movimentos e um grande movimento: uma pequena quebra após a abertura para formar o mínimo, uma grande alta para formar o máximo e um pequeno declínio para formar o encerramento. A segunda sequência mostra três movimentos acentuados: uma grande alta logo após a abertura no topo da qual se forma o máximo, uma forte quebra para formar o mínimo e uma grande alta para formar o encerramento. A primeira sequência ilustra uma pressão compradora forte e sustentada e é considerada mais "bullish". A segunda sequência reflecte mais volatilidade e alguma pressão vendedora. Estes são apenas dois exemplos e existem centenas de potenciais combinações que podem resultar na mesma "candlestick". Ainda assim, as "candlesticks" oferecem informações valiosas.