
Uma candlestick que se forma dentro do corpo real da candlestick anterior está em posição Harami. Harami significa grávida em japonês, nome que aponta para o facto de parecer que a segunda candlestick está aninhada dentro da primeira. A primeira candlestick tem um corpo real grande e a segunda tem um corpo real mais pequeno. Preferencialmente, as sombras da segunda candlestick devem ficar dentro do corpo real da primeira candlestick, mas tal não é obrigatório. Doki e spinning tops têm corpos reais pequenos e podem entrar na harami position. Mais à frente examinaremos as formações de candlesticks que utilizam a harami position.
Bullish Harami
Existem vários pressupostos importantes para a correta identificação e interpretação desta formação de candlestick:
1 - a maior parte destas formações requerem confirmação bullish;
2 - estas formações devem ser formadas numa altura de tendência de baixa.
3 - também devem ser utilizados outros aspectos da análise técnica.
Para a correta interpretação deste Candle é fundamental conhecer esses itens em detalhe, veja mais em Reversão de Candlestick Bullish.
Esta formação de candlesticks distingue-se das anteriores por poder ser formada por duas candlesticks, independentemente da sua cor. No entanto, as mais bullish são as formadas pelas combinações branca/preta ou branca/branca. Pelo fato de a primeira candlestick possuir um corpo grande, implica que se este corpo for branco, a possibilidade de inversão bullish é maior, pois mostra um súbito e sustentado ressurgimento da pressão compradora. A pequena candlestick do período seguinte indica consolidação. Estas duas combinações de haramis são menos freqüentes do que as combinações preta/preta ou branca/preta. Após uma tendência de baixa, um harami preta/preta ou branca/preta também é considerado bullish. A primeira candlestick preta comprida assinala que pressão vendedora significativa ainda existe e pode ser indicativa de capitulação. A pequena candlestick que segue forma-se com um gap up na abertura, indicando uma súbita alta na pressão compradora e a eventual inversão. Um exemplo:

A acção em questão caiu para perto de 65 dólares em Abril de 2000 e começou a transacionar num trading range entre 65 e 100, nas semanas seguintes. Após uma quebra de 6 dias que a levou ao suporte em finais de Maio, um harami bullish formou-se (oval vermelha). No primeiro dia formou-se uma longa candlestick branca, e no segundo, uma pequena candlestick que poderia ser classificada como um doji. No dia seguinte, a acção voltou a subir, confirmando o sinal do harami, tendo posteriormente subido até perto de 150.
Bearish Harami
Existem vários pressupostos importantes para a correta identificação e interpretação desta formação de candlestick:
1 - Todas formações requerem confirmação bearish adicional.
2 - Os padrões de inversão "bearish" devem formar-se numa tendência de Alta.
3 - Os sinais destas formações devem ser confirmados por mais confirmações bearish.
Para a correta interpretação deste Candle é fundamental conhecer esses itens em detalhe, veja mais em Reversão de Candlestick Bearish.
O harami bearish é formado por duas candlesticks. A primeira tem um corpo real comprido e a segunda um corpo real curto que está completamente dentro do da primeira. Existem quatro combinações possíveis de cor das duas candlesticks: branca/branca, branca/preta, preta/branca e preta/preta. Independentemente de estarmos a falar de inversões bullish ou bearish, todos os harami parecem idênticos. A sua natureza bullish ou bearish depende da tendência precedente. Independentemente da cor da primeira candlestick, quanto mais pequeno for o corpo da segunda candlestick, maior é a probabilidade de a inversão realmente ocorrer. Se a candlestick pequena for um doji, a probabilidade de inversão aumenta.
Apesar de qualquer combinação de cores ser possível, as mais bearish são aquelas que se formam com preta/branca ou preta/preta, apesar de serem muito menos comuns do que as combinações branca/preta ou branca/branca, após uma alta. Estas duas últimas podem também ser consideradas inversões bearish.

Após um gap up e uma rápida alta até 30, a acção formou um harami bearish (oval vermelha). Este harami consiste numa candlestick preta com corpo comprida e numa pequena candlestick preta. O declínio dois dias depois confirmou o harami bearish e a ação caiu para perto de 20.

Neste caso, o harami é constituído por uma grande candlestick branca e por uma comprida candlestick preta (oval vermelha). A longa candlestick branca confirmou a direcção da tendência. Contudo, a acção abriu em gap down no dia seguinte e transacionou entre limites mais próximos. A quebra nos três dias seguintes confirmou a formação como bearish.