As candlesticks, quer individuais, quer em formação pode ser utilizadas para confirmar ou marcar níveis de resistência. Estas resistências podem ser novas (após uma tendência de alta) ou podem ser níveis de resistência antigos dentro de um "trading range". Num "trading range", as candlesticks podem ajudar a escolher pontos de saída (ou abertura de posições curtas) no mercado perto dos níveis de existências. A lista abaixo contém algumas das candlesticks/formações que podem ser utilizados junto destes níveis. Os padrões "bearish" de inversão de tendência estão marcados com (R):
Bearish Engulfing(R)
Bearish Harami(R)
Dark Cloud Cover(R)
Doji (normal, long legged, gravestone)
Evening Star ou Bearish Abandoned Baby(R)
Hanging Man(R)
Long Black Candlestick ou Black Marubuzu
Shooting Satr (R)
spinning Top
Three Black Crows(R)
As formações de inversão bearish de candlesticks sugerem que a pressão compradora prévia se esmoreceu e que foi substituida por uma forte pressao vendedora, que culminou num encerramento de forte baixa. Este movimento bearish é indicativo de excesso de oferta e que a resistência pode ter sido encontrada. O hanging man, a grande candlestick preta e o marubozu mostram aumento da pressão vendedora e não um padrão de inversão real. Com a sua longa sombra inferior, um hanging man significa que existiu força do lado dos vendedores no intraday, que se dissipou no final da sessão. Apesar de a acção ter encerrado acima dos mínimos, a capacidade dos vendedores continuarem incrementar a baixa dos preços durante a sessão é um sinal bearish. A grande candlestick preta e o marubozu preto indicam pressão vendedora incremental, na qual os preços caem consistentemente desde a abertura até ao encerramento. Sinais de pressão compradora adicional moldam-se bem á resistência. O doji e ospining top denotam indecisão e são geralmente considerados neutros. Estas formações de não inversão indicam um decréscimo na pressão compradora, mas não necessáriamente im reavivar da pressão vendedora.Para qual a alta continue, é necessário que existam novos vendedores dispostos a pagar preços maiores.Após uma tendência de alta, o aparecimento de um doji ou spining top denota uma súbita diminuição da pressão compradora. Uma situação de impasse é criada, o que dá origem ao possível nível de resistência.

Em finais de Maio, a empresa acima subiu de 90 para 140 em cerca de dois meses. O salto final ocorreu com um "gap up" e dois doji. Estes doji marcaram um impasse entre compradores e vendedores, e subsequentemente formou-se um nível de resistência. Após um teste à resistência em meados de Junho, outro doji formou-se, indicando que os compradores e os vendedores não estavam convictos do que estavam a fazer. Isto levou a um declínio e uma reacção em alta em forma de rallie no início de Junho. A alta levou a acção dos 105 aos 140 euros, até que se formou outro doji confirmando a resistência estabelecida em Junho.

Já este título transaccionou entre 65 e 52 euros durante cerca de 4 meses. A resistência foi estabelecida primeiramente em finais de Abril, com uma "shooting star" e um "dark cloud cover". Ambos os sinais "bearish" foram posteriormente confirmados com um "gap down" dois dias depois e testou o suporte de 52 euros. À medida que a acção se aproximou desse suporte, começaram a formar-se "candlesticks" com sombras inferiores compridas, ocorrendo uma inversão no fim de Maio. Depois de uma tendência de alta, encontrou-se a resistência nos 65 euros e outra "dark cloud cover" formou-se na resistência no início de Junho. Os compradores não tinham nitidamente a convicção perto dos 65 euros e os vendedores estavam demasiado desejosos de se desfazerem dos seus títulos. Um nível de resistência final ocorreu em meados de Junho. Depois de um "breakout" de um dia acima de 65, a acção inverteu a sua tendência e encerrou novamente abaixo de 65.

Finalmente, depois duma alta, o papel estabeleceu a primeira resistência nos 57 euros no início de Abril, com o máximo de um "shooting star". O título registou um forte quebra, mas teve um "rebound", testando novamente a resistência de 57 em Maio. Enquanto que na resistência em Maio, formou-se um conjunto de "shooting stars", assim como o invulgar "spinning top" e "long legged doji". A quebra para baixo de 56 confirmou que as formações anteriores eram "bearish" e a acção testou o suporte dos 50. Depois de uma nova alta para os 57 euros, acção aparentava estar prestes a quebrar a resistência, mas uma pequena candlestick branca formou-se em meados de Junho (círculo preto). O "gap up" poderia ter sido positivo, mas a continuação na forma da pequena candlestick branca deu o primeiro sinal de fraqueza dos compradores. O gap down subsequente formou uma "evening star" bearish e a acção voltou a cair novamente para o seu suporte.